Córnea

Home / Córnea


O que é?

A córnea é a parte anterior transparente e protetora dos olhos. Ela tem a função de focar a luz atravvés da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa.

 

O que é?
É uma alteração da curvatura da córnea, de origem desconhecida, provavelmente com herança genética.
Causas
Aparece na infáncia, aproximadamente aos 8 anos, tem caráter evolutivo mas, pode se estabilizar até os 40 anos de idade. A ceratocone pode se manifestar igualmente em homens e mulheres.
Existem fatores que desencadeiam a evolução da doença em uma pessoa com predisposição. O fator principal é a alergia ocular devido a intensa coceira.
Existem vários graus e tipos de ceratocone e cada um deve ser tratado de maneira diferente.
Tratamento
Nos pacientes com o estágio inicial da doença, basta o uso de óculos para obtermos boa acuidade visual;
Nos casos mais avançados, são recomendadas lentes de contato de diferentes materiais e desenhos, por exemplo: lentes rígidas, gás permeáveis, hidrofílicas (gelatinosas) específicas para ceratocone e lentes bicurvas;
Nos casos em que a adaptação torna-se impossível quer seja por dificuldade no manuseio ou intolerância ás lentes, optamos pela colocação de anéis intra estromais (anel de Ferrara) ou transplante de córnea.

Quando a córnea sobre um embaçamento é preciso trocá-la por outra transparente, através de um transplante de córnea.

O transplante é indicado nos casos de:

Traumatismos Oculares – causados principalmente por acidentes de trabalho como: a queda de ciscos nos olhos, pequenas perfurações, queimaduras com agentes químicos etc. Para evitá-los é recomendável o uso de equipamentos e medidas de segurança.

Ceratocone – doença que ocorre em jovens e tem causa desconhecida. Pode ser associada com doenças sistêmicas como alergias de pele ou Síndrome de Down. Ela pode progredir por alguns anos e parar ou avançar e deformar a córnea. Nem sempre é possível corrigir o problema através de óculos e lentes, sendo necessário o transplante.

Complicações em cirurgias oculares – acontecem com mais freqüência em pessoas idosas e levam a perda da transparência da córnea.
Outras causas – algumas córneas podem ser alteradas por doenças metabólicas ou por degenerações e distrofias, que têm origem desconhecida.